sábado, 19 de abril de 2014

15 anos de performances de Zmário ACBEU, Salvador, 2012









15 anos de performances de Zmário
ACBEU, Salvador, 2012



ZMário em performance

"Teorias e conceitos bem amarrados" (palestra performática), 2007-2011. Registros: João Matos.





























Clipes ou tábua de passar? Corpo exposto, posto, todos pensam, pasmos. A identidade não mais procura abrigo, briga. Jogo franco, tapa na cara, beijo de língua.

A preparação não é só física, vem de um olhar que atravessa o i-mundo. Zmário não brinca. A performance não é brincadeira, traz o outro, o mesmo e você, todos despidos de carne diante de si, pelo corpo de Zmário.

Aqui, na produção em performance de Zmário, a dissertação de Mestrado é tese de Doutorado, a performance é porrada, o carro se cala, o transeunte goza na boca da praça.

Quando Zmário entra em ação, paro e sinto o suor dos outros escorrem, no meu corpo, como água nas infinitas cachoeiras de pensamentos que dimensionam o inaudito, o inclassificável, o, talvez, crível. A boiada grasna, os helicópteros festejam como formigas atrás dos doces do ebó.

O corpo de Zmário está escrito nas páginas do trote, do deboche, da bunda. Ele se deposita como desejo no vácuo do cu, na paisagem dos cumes. Ele rasga a solidão das colheres sujas que esperam a cura.


ZMário em performance Z1M1. no evento PCPT organizado pelo Corpos Informáticos, 2010.
www.performancecorpopolitica.net


Haverá suscitação e ebulição de osso,[1] de pele, de pelo, de cabelo. Pedaços que Zmário vai nos presenteando, pouco a pouco, de forma intensa, imensa. Marcas requintadas de efemeridade impostas como cicatrizes para sempre abertas.

Pensar é privilégio de poucos. Zmário arrisca mais longe: trisca com seu suor, risca com o torso, trai (a-ante-até-após-com-contra-de-desde-em-entre-para-pre-perante-por) o barroco-esquizo-rizomático baiano, propõe às hordas o sem bordas com bordados inacabados.

Silêncio: no entusiasmo, Zmário invoca.


Bia Medeiros dança a valsa do arrocha com ZMário em seus 15 anos de performance.
Salvador, 2012.


texto por Bia Medeiros em 2012.








[1] Referência ao Coletivo Osso (coletivosso.blogspot.com.br/) do qual Zmário participou e com o qual colabora. Hoje fazem parte do Coletivo Osso: Daniela Félix, João Pedro Matos, Lucas Moreira, Rose Boaretto, Tiago Sant´Ana. 

http://zmarioperformer.blogspot.com.br/

Um comentário:

  1. Gostei dessa valsa, Bia, deu um toque romântico no meio dessa pós-contemporaneidade toda. beijos, tize

    ResponderExcluir