sábado, 19 de abril de 2014

BORDAS RAREFEITAS DA LINGUAGEM ARTÍSTICA PERFORMANCE SUAS POSSIBILIDADES EM MEIOS TECNOLÓGICOS

BORDAS RAREFEITAS DA LINGUAGEM ARTÍSTICA PERFORMANCE 
SUAS POSSIBILIDADES EM MEIOS TECNOLÓGICOS

http://www.corpos.org/papers/bordas.html

Maria Beatriz de Medeiros

“Adão e Eva deixam a eternidade  e a felicidade do Paraíso para preferir o efêmero”
Bernard Teyssèdre, notas de aula, Sorbonne, 15 de novembro de 1984

Podemos situar o aparecimento da Arte da Performance como linguagem artística multidisciplinar, geralmente com eixo nas Artes Visuais, porém ainda não identificada como tal, no Futurismo e no Dadaísmo. Sua atividade se estende por ações de Tristan Tzara, Francis Picabia, Marcel Duchamp, John Cage, Grupo Fluxus, Grupo Gutaï, entre outros. Denominando-se Performance Art, Happening, Body-art ou Art Corporel, a encontramos intensa de 1960 a cerca de 1975: Allan Kaprow, Wolf Vostell, Yves Klein, Michel Journiac, Dennis Oppenheim, Vito Acconci, Gina Pane, Chris Burden, Gilbert and George, Nitsch, Maccheroni. Nos anos 80, a Performance está sempre presente, embora não como uma das linguagens artísticas mais utilizadas: Joseph Beuys, Daniel Buren, Ben d'Armagnac, o Grupo Kitchen de New York, Grupo General Idea, Tom Scherman, Ulay e Marina Abramovic,... Recentemente citaríamos Guillermo Gómez-Peña e Roberto Sifuentes (desde os anos 80), Ulrike Rosenbach (desde os anos 70), Regina Frank, entre outros; no Brasil Renato Cohen [i], Alex Hamburger, Eduardo Kac, e o Grupo de Pesquisa CORPOS INFORMÁTICOS, por mim coordenado, entre outros. A linguagem artística Performance, por envolver elementos estéticos novos modifica o conceito de arte, e redimensiona o Teatro, citaríamos Trisha Brown e Pina Bausch (Dança-teatro). Os novos elementos estéticos introduzidos pela Performance são: o corpo do artista como objeto da arte; o tempo como elemento da linguagem e a efemeridade da ação; a participação do público, participação não só intelectual e emocional, mas também física do público; e a multidisciplinaridade na arte.



 Corpos Informáticos: Performance em telepresença dedilhando com dados.
Perfor4 (SP-rede)

Hoje, com todas as linguagens artísticas confrontadas, não às novas tecnologias, mas às onipresentes tecnologias, falaremos sobre as possibilidades da Performance potencializadas por esta onipresença. Vejamos, primeiramente, de que formas tem sido compreendido o termo "performance". Lembremos que no Brasil o verbo "performar" não existia até recentemente e o termo "performance" aparece, apenas, nos anos 70 tendo sentidos diferenciados para diferentes áreas do conhecimento, grosso modo distinguiríamos: Performance Art, desempenho de uma máquina e no sentido lingüístico do termo (John Langshaw Austin).

Como vimos, rapidamente, a arte tornada ação corporal efêmera, que denominamos Performance Art, nasceu como Happening (evento), alguns a chamaram Body-Art, outros Art Corporel, todos reivindicando para si a faísca inicial de um novo movimento artístico. Allan Kaprow, em 1984, em Salzburg, me declarou que apenas Wolf Vostell e ele faziam happenings, segundo a concepção dele de Happening, isto é, "ação artística envolvendo participação ativa do público".

François Pluchart, escrevendo em língua francesa, onde o verbo "performar" e o termo "performance" só aparecem recentemente, preferiu intitular seu livro L’art corporel e, neste, assim se coloca: “Se a expressão 'arte corporal’ tem o mérito de manter a questão do corpo no interior do domínio da arte, a palavra ‘performance’ gerou os piores mal-entendidos”. [ii]

Arnaud Labelle-Rojoux, também escrevendo em francês, intitulou seu livro “L’acte pour l’art” e escreveu, sem discriminação, sobre os futuristas e dadaístas, a história dos happenings, da Art Corporel,... e termina afirmando: “qualquer forma que ela (a arte ação) tome, é, no entanto, o fundo que é impossível negar: ela ‘esteve lá’. Melhor: ela está lá. Ela se chama “performance”, diferente, ela terá, amanhã, outro nome...” [iii]

Não se trata de rotular a linguagem artística Performance, que talvez seja aquela que mais tenha querido ludibriar as classificações dos teóricos, críticos e jornalistas, mas de tentar percorrer as bordas rarefeitas desta linguagem.

Lembremos que, para nós, a arte é linguagem, no entanto, linguagem não codificável, linguagem incompatível com palavras, linguagem irredutível. As linguagens têem por função a comunicação. [iv] A arte é comunicação não lingüística. [v]  Para Kant, o belo dá prazer sem conceitos. Nós diríamos que a arte é comunicação através de uma linguagem sem conceito, proporcionando prazer ou desprazer. O próprio da arte é produzir afectos e perceptos, diriam Deleuze e Guattari. A arte é comunicação, sem conceito, através do afecto. Na comunicação de afecto não se distingue precisamente a causa deste afecto, esta causa é inexplicável e seu efeito não é limitado.

A Performance Art é uma das linguagens da arte (talvez a mais não linguistica), ela é arte ao vivo, a arte da presença por excelência. Seu produto é processo e seu processo é efêmero, em princípio. O corpo é sujeito e objeto da "obra" de arte, mas todos os recursos e técnicas são simpáticos a esta arte multidisciplinar.

Territórios incomensuráveis


O termo performance, ação, atuação, do inglês, vem sendo utilizado em diversos sentidos conforme a área de conhecimento a que se refere. Assim temos a performance de uma máquina, a performatividade de um sistema. Performance e performatividade mesuráveis, calculáveis na relação entre o in-put (energia dispensada) e o out-put (produtividade alcançada). Para esta utilização do termo, em português, dizemos desempenho, eficiência. Em francês accomplissement, résultat chiffré. Jean-François Lyotard, filósofo francês, em seu excelente livro "A condição Pós-moderna" [vi], nos lembra que este significado do termo performance é redimensionado, por metáfora, ao "funcionamento" de uma sociedade. Lyotard lembra Austin, em sua teoria da linguagem, onde este faz a distinção entre um enunciado constativo (aquele que descreve um evento. Nós diríamos que um enunciado constativo é da ordem da informação) e um enunciado performativo "que tem a propriedade de possuir um sentido intrínseco que não se deixa compreender independentemente de uma certa ação que ele permite realizar”. [vii] Lyotard  alerta para apropriações inadequadas, desta teoria da linguagem, aplicada à dinâmica das sociedades, das instituições, do poder, do sistema, enfim, da humanidade, e faz uma crítica ao sistema  que se legitima pela performatividade, uma crítica ao determinismo, à filosofia “positivista da eficiência”.

Como estamos dentro do campo artístico, poderíamos tomar o enunciado performativo de Austin, e pensá-lo para a arte, não no sentido de ação eficientemente realizada, mas no sentido de efeito produzido. Podemos dizer, com Aristóteles e, mais perto de nós, com  Gilles Deleuze e Félix Guattari [viii], que a arte permite realizar afectos e perceptos, e que este afecto nada mais é senão uma certa ação realizada no espectador. Para Aristóteles, o afecto seria qualquer modificação sofrida pela alma, o afecto seria produzido pelas qualidades sensíveis e aconteceria na alma. Longe estamos da performatividade de uma máquina, que é resultado direto de uma causa específica, conhecida, que possui um efeito, ambos mesuráveis e passíveis de previsão. Na arte, a causa do afecto (da performance, da ação realizada no espectador) é inexplicável, e sem conceito (Kant).

Diz Bert States, professor emérito do Departamento de Arte Dramática da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara, em seu texto "Performance as Metaphor", que performance é claramente um destes termos que Raymond Williams chama “palavras-chave”, ou palavras (como Realismo, Naturalismo, mimesis, estrutura) cujos significados estão “inextricavelmente constrangidos pelos problemas que estão sendo usados para a discussão”. [ix]

As palavras evoluem a cada dia por um processo caótico, onde a base semântica, por recorrência, tem seus significados ramificados até alcançar territórios incomensuráveis. Nós citaríamos, como palavras-chave: arte, linguagem, ciência, tecnologia, multimeios, multimídia, interatividade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, globalização, entre outras.

Bert States lembra que, para performance, em filosofia, diríamos problema-limite (como para sujeito, mundo), problema onde “o investigador se desloca para ser parte deste”. [x]  Esta colocação nos faz pensar, por um lado, em auto-análise, onde o investigador é o "problema", e por outro lado, em Roland Barthes onde este afirma que estamos “sempre em estado de espetáculo”. [xi] Neste último, somos todos, sempre, performers? Estamos sempre performando? Assim como na auto-análise, esta colocação de Barthes está fadada ao impasse. Será, então, que a Performance também não pode ser realizada, analisada, tratada, por se tratar de um problema-limite? No nosso entender, existe uma diferença entre palavras-chaves que, certamente evoluem como quer Bert States, e das quais faz parte a palavra performance, e problemas-limite, problemas onde o investigador é parte deste. Durante a Performance artística, o artista está submerso em um problema-limite, porém, como conceptor e como avaliador, respectivamente, antes e depois da ação, o artista necessita imergir e sobrevoar o local da investigação, para poder prosseguir seu processo de criação artística. Assim também, ao pensar o conceito de Performance, o artista-performático se desloca para fora do problema. [xii]


Estudos sobre a Performance e Etnocenologia

Estudos sobre a Performance representam, há cerca de 15 anos, um verdadeiro movimento nos Estados Unidos. A Performance é, aí, vista de forma ampla, porém estes Estudos estão, via de regra, situados, na Universidade, nos Departamentos de Teatro. São disciplinas destes Departamentos: estudos sobre autores, atores, e, verdadeiros, filósofos do Teatro; estudos sobre os movimentos artísticos históricos; sobre as diferentes culturas; e ainda: Estética do Quotidiano, o Sagrado no Quotidiano, Espaços da Performance, Tempo e Performance, Gênero e Performance, Autobiografia e Performance, Ritual e Performance, Corpo em Choque, Possessão, Arte Verbal e Performance, Produções Turísticas, e Comida e Performance, entre outras. [xiii]
Em nossa compreensão da Performance, e em nosso empreendimento em tentar compreender esta linguagem artística em uma sociedade plena de tecnologias, certamente nos interessa a Estética do quotidiano, os espaços da Performance e a relação tempo e Performance; nos questionamos sobre o Corpo em Choque e pensamos a conjugação texto-ação.
Em 1995, em Paris, foi criado o Centre International d’Ethnocénologie. Este Centro nasce  da vontade  de  “multiplicar  os  pontos  de  vista  e  os  enriquecer”.           O termo “etnocenologia” está apresentado no Manifesto, datado de 9 de fevereiro de 1995, como um “neologismo” que “se inspira de um uso grego que sugere a dimensão orgânica da atividade simbólica.” O manifesto apresenta a definição de etnocenologia: “o estudo, nas diferentes culturas, das Práticas e dos Comportamentos Humanos Espetaculares Organizados” onde “a palavra ‘espetacular’ viria do ‘performing’, em inglês, e este não se reduziria ao visual; se referiria ao conjunto das modalidades perceptivas humanas; e sublinharia o aspecto global das manifestações expressivas humanas incluindo as dimensões somáticas, físicas, cognitivas, emocionais e espirituais”. [xiv] À diferença da Etnocenologia não consideramos rituais místicos, encenações folclóricas como Performance, no sentido que investimos ao termo, como veremos no desenvolver do texto.

Com os Estudos da Performance e com a Etnocenologia constatamos a imensidão desta área de conhecimento, no que se refere mais diretamente ao Teatro. Voltaremos, depois, à Etnocenologia quando tratarmos da Teleperformance por estarmos nos referindo à Performances que, ainda que mediadas por tecnologias, referem-se, modificam, rompem , a "dimensão orgânica da atividade simbólica."

Diferentemente da Etnocenologia, e da posição de alguns (muitos) pensadores da performance, nós não consideramos o processo ritual como Performance. Pois esta ação jamais será uma primeira vez, mas repetição: ato repetido que, porém, permanece sempre atualmente performado. Evidentemente não podemos negar que, a cada vez que um ator atua, repetidas vezes, dentro de um texto, contexto, ambiente e tempo pré-determinados por um diretor ou por uma equipe, ou que, quando um indivíduo participa de um ritual com marcações, textos, e ambiente determinados, há anos, por desconhecidos ancestrais, ele, por vezes, entra em um estado no limite do transe, ou literalmente em transe, e realiza uma determinada performance (ação). No entanto, não estaríamos tratando da linguagem artística Performance, da qual estaria excluído quase todo o teatro, exatamente por sua carga de repetição, de automatismo e não de criatividade, não de linguagem própria. Inegavelmente algumas abordagens da linguagem teatral atual se distinguem do explanado  exatamente por terem incorporado, da Performance Art, a possibilidade do ator estar a cada vez vivenciando a repetição teatral com toda a sua emotividade. O ator teatral, em geral, além de representar (investir de uma outra persona) e de re-apresentar, ele não é autor. O autor cria o texto, o diretor cria a encenação, o cenógrafo cria o espaço cênico. O ator interpreta dentro do que foi determinado pelos primeiros.

O que caracteriza a ação corporal, o que faz com que ela não tenha nada a ver com o happening e nenhuma forma teatral, fosse a mímica, é precisamente seu carater de gesto único e não reprodutível. [xv]

O gesto único, e não reprodutível, não é maquinal, isto é, inconsciente, reflexo, automático, mecânico.

          Lembremos, para maior atenção ao empregarmos o termo "ritual", o que disse Michel Foucault. Este referia-se aos “rituais da palavra”.

A forma mais superficial e mais visível desses sistemas de restrição é constituída pelo que se pode agrupar sob o nome de ritual; o ritual define a qualificação que devem possuir os indivíduos que falam (e que, no jogo de um diálogo, da interrogação, da recitação, que devem ocupar determinada posição e formular determinado tipo de enunciados); define os gestos, os comportamentos, as circunstâncias, e todo conjunto de signos que devem acompanhar o discurso; fixa, enfim, a eficácia suposta ou imposta das palavras, seu efeito sobre aqueles aos quais se dirigem, os limites de seu valor de coerção. Os discursos religiosos, judiciários, terapêuticos e, em parte, políticos não podem ser dissociados dessa prática de um ritual que determina para os sujeitos que falam, ao mesmo tempo, propriedades singulares e papéis preestabelecidos. [xvi]

Para Peggy Phelan, “performance é somente vida no presente. Performance não pode ser salva, gravada ou documentada. Torna-se ela mesma através do desaparecimento” [xvii], produzindo uma interação entre o self e o espectador. Acreditaríamos termos chegado à linguagem artística Performance pois Phelan refere-se à noção de presença e à interação do objeto de arte com o espectador, no entanto refere-se à fotografias, pinturas, filmes, peças teatrais, protestos políticos.  Refere-se às, certamente sensacionais, fotografias de Mappelhorpe e Cindy Sherman. As fotografias destes dois artistas revelam o corpo humano real, com ou sem máscaras, resgate do ser-corpo, do ser-matéria, do self, do indivíduo. Porém, a fotografia nunca soube nem representar o real tal qual nós o percebemos, tanto pelas distorções das lentes, quanto por seu suporte bidimensional, e, sobretudo, por ser estática.

A exposição “Sensation”, Royal Academy of Arts, Londres, 1997, apresentando a coleção de Charles Saatchi, choca por ter este mesmo caracter de mundo cru, “erotismo, violência, vulgaridade e humor”, “abandono de praticamente toda experiência abstrata”, e “uma forte preocupação com a natureza corporal”, disse Felipe Fortuna sem fazer referência à existência de performances nesta exposição. [xviii]

Laymert Garcia dos Santos [xix] toma Gilles Deleuze, em seu livro sobre Francis Bacon, onde este apresenta a “lógica dos sentidos”, que “dirige-se ao cérebro, age por intermédio do cérebro”, e a ”lógica da sensação”, “que age imediatamente sobre o sistema nervoso que é carne”.

As fotografias de Mappelhorpe e Cindy Sherman seriam da ordem da “lógica da sensação” por agirem sobre a carne, por pulsarem “na intersecção entre o mundo da Natureza e o mundo sufocante da Cultura Contemporânea". [xx] Porém fotografias não podem ser consideradas Performances, por mais fortes e envolventes que sejam. Serão arte, certamente, e serão registros, recortes de ações retiradas de seus contextos, arrancadas de seus sons e cheiros, serão registros, fragmentos de instantes desterritorializados. O tempo, elemento estético imprescindível da Performance, terá sido desintegrado.           

Phelan refere-se à “estética da presença”, porém, na fotografia, na pintura ou na escultura, esta presença refere-se apenas ao confronto: obra de arte-público; e este público, em geral, é passivo, ainda que haja uma interatividade intelectual. Se a participação intelectual do espectador for considerada Performance acontecendo na consciência, no imaginário deste, toda obra de arte, toda obra arquitetônica e toda a música pré-gravada e vivenciada, por vezes séculos mais tarde, toda literatura, seria arte da performance. Toda “obra aberta”, como quer Umberto Eco seria Performance. [xxi] Na arte, poderíamos dizer, que há enunciado performativo (não enunciável) onde a performance (afecto) acontece no espectador, sem que necessariamente estejamos falando de Performance Art.

A reflexão de Phelan é interessante, pois expande o campo da Performance e valoriza a participação intelectual do espectador como parte da obra. Sem querer delimitar as bordas rarefeitas da linguagem artística Performance, assim proceder implicaria na completa dilatação e conseqüente desaparecimento, da mesma. Logo, estamos de acordo com Bert States, que embora trilhando outras trilhas, chega ao impasse e afirma que deveríamos nos perguntar “o que não é performance?”. [xxii]

Qualquer obra de arte precisa do espectador para realizar-se como obra, e fotografias realizam-se como obras de arte desta forma, exatamente como pinturas ou objetos artísticos. Na Performance a presença do espectador é requerida, não como espectador a posteriori, mas como parte da obra, enquanto elemento estético da obra de arte. Podemos referirmo-nos aqui a instalações onde todo o ambiente da galeria é tornado elemento da obra, ou em obras EX-SITU, onde toda grama, toda chuva ou nuvem passa a ser elemento da obra, e elemento estético, pois órgão vital da mesma. Assim, na Performance Art, a presença do outro, dos outros, é elemento estético, órgão vital.


RoseLee Goldberg

RoseLee Goldberg trata especificamente da performance como linguagem artística nascida das Artes Plásticas, ou melhor nascida de encontros de artistas: poetas, músicos, artistas plásticos, nem sempre com a presença expressiva de atores. Vejamos as colocações de Goldberg. Para ela, a Performance poderia ser uma realização solo ou em grupo; efetuada com luz, música ou efeitos visuais feitos pelo artista ou em colaboração; performadas em galerias, museus ou espaços alternativos; raramente seguiria uma narrativa (porém seguiria ou não um script); composta de uma série de gestos íntimos ou em teatros de grande escala visual; durar alguns minutos ou muitas horas; ser espontânea e improvisada ou realizada (repetida) muitas vezes; nesta o performer seria o artista, sua presença seria elemento diferenciador das outras técnicas artísticas, porém, esta presença, Goldberg afirma poder ser esotérica, chamânica, instrutiva, provocativa ou, ainda, divertimento. [xxiii]

Goldberg toca pontos essenciais da Performance, como a efemeridade, que traz o tempo como elemento estético, a participação do público e o trabalho em grupo. No entanto no final, deste trecho do livro, ela afirma “cada artista faz a sua definição (de Performance)”, e novamente nos deparamos com uma imensidão sem limites. Não queremos chegar a definir Performance, mas percorrer as bordas rarefeitas desta linguagem artística para podermos analisar as possibilidades de existência desta mediada por tecnologias vídeográficas, numéricas e transmitidas à distância, ao vivo, e permitindo interatividade. Hoje a Performance ressurge, via rede de comunicações, como presença virtual, com seu tempo expandido e seu espaço tornado total.

 Performance e tecnologias

Só o toque pode tentar sentir uma ínfima parte do outro, sua capa. Só o corpo desnudo revela esta ínfima parte e desejo de encontro (sic). O odor só se revela na presença ou, aos poucos esvanecido sobre outros suportes. O som é promíscuo: deixa-se capturar e reproduzir. O gosto e o corpo permanecem inseparáveis. Assim só a Performance Art traz à arte elementos do desejo carnal: amor e ódio; prazer e prazer estético (aesthesis). Se realizada ao vivo permite interação de seres desejantes, isto é, o que consideramos característica maior da Performance. No entanto, a Vídeo-performance carrega imagens e sons e pode expandir desejos, potencializar presenças.

Assim, também na Performance artística podemos falar em aumento da comunicação artista-obra-público, aumento de interação com menor energia, espaço tempo dispensados para obtê-las. A participação de monitores, vídeos, câmeras, sensores táteis ou sonoros, redes de informação e outros instrumentos tecnológicos podem, em uma Performance artística, serem exigidos no sentido de uma otimização, mas contrariamente, o artista pode tirar proveito de uma baixa performatividade dos equipamentos, e inclusive de uma participação absolutamente outra da máquina, isto é uma performance, normalmente, considerada erro.

Lembremos que as novas tecnologias, ditas de comunicação, são, em verdade, tecnologias de informação e realizam apenas uma promessa de interatividade. Nos fazem crer que navegamos quando visitamos web-sites. Apertar botões, para "prosseguir" entre páginas previamente criadas, não implica comunicação. Apenas com a tecnologia que permite a Teleperformance Art, a rede de computadores pode ser denominada rede de comunicação, pois aí existe compartilhar.

"… o sujeito exclusivo da arte corporal é o corpo tal como a sociedade o vive, o oculta, o oprime ou o rejeita. O sexo, o prazer, o gozo, o sofrimento, a morte, a fantasia (travestissement), os determinismos coletivos e todas as noções que permitem tomar a questão central do corpo socializado têm aí no entanto um relevo particular”. [xxiv]
           
A arte corporal se interessa à materialidade do corpo. O Corpo que temos, hoje, adquire uma nova consciência desta materialidade, da materialidade de seu corpo "estendido pelas tecnologias". Esta "extensão" é apenas metáfora, pois o corpo permanece o mesmo, mas lembremos que esta "extensão" vem interferindo na consciência humana.

Nossa contemporaneidade está toda plena de tecnologias, e estas tecnologias envolvem diferentes, senão todas, as disciplinas do conhecimento humano (estética, antropologia, sociologia, comunicação, linguagem, ecologia, lógica, matemática...) A Arte, necessariamente, é reflexão e reflexo da nossa realidade, uma realidade “grávida de um avião” (canta Marina Lima), grávida de tecnologias.

Do significado de uma Performance faz parte o entrelaçar artista e público onde estes se confundem, em um só movimento. Confronto direto. A que confrontos diretos somos sensíveis hoje? Que corpo a sociedade vive, oculta, oprime, rejeita, se perguntaria Pluchart? O sexo, as noções “que envolvem o corpo socializado" são, muitas vezes, conscientizadas através dos diferentes suportes de captação e difusão da imagem reproduzida (fotografia, cinema, vídeo, Internet,...)

O significado de uma Performance depende de um reconhecimento de si no outro. Quais as possibilidades de envolvimento com imagens, e sons, eletronicamente reproduzidos, à posteriori ou ao vivo? Todas as possibilidades. Filmes eróticos excitam, o números de pessoas que visitam as páginas eróticas da WEB é enorme comparado às páginas de assuntos como arte, economia, ecologia ou outro.

Citei a dimensão orgânica da atividade simbólica (Etnocenologia). Costumo me referir à ecologia simbólica, na qual cada nova técnica, fundando uma nova compreensão do ser, do outro e do mundo, reorganiza o eikos, o habitat dos símbolos e suas interrelações.

O corpo resiste a todo tratamento: Vídeo-performance, Tele-vídeo-performance e a completa entrega à intensidades pulsionais. O artista, primeiro conceptor, a obra de arte em geração via mídia, o espectador tornado co-autor e sua resposta-obra de arte em geração via mídia, o artista tornado co-autor: fluxo, ser cru no improviso da resposta imediata, trabalho em grupo.

Porém concluamos com Pluchart: “A arte corporal não é uma avant-garde. É uma ferida permanente no buraco do pensamento binário”. [xxv] A arte corporal assim como a Performance não é mais Vanguarda, no entanto mescladas de tecnologias ainda tem muito a experimentar. “Uma ferida... no buraco do pensamento binário”, não inviabiliza uma performance tecnológica pois, por ser questionamento, expõe o outro da tecnologia. A Performance Art questiona a performance da máquina enquanto sistema controlável, e tanto mais performático quanto mais eficaz.

Nosso quotidiano banhado por tecnologias gera a compreensão que temos de nossos horizonte. Os espaços estão preenchidos por imagens eletrônicas e lugares virtuais. São as dimensões somáticas, físicas, cognitivas, emocionais e espirituais (Manifesto da Etnocenologia) que estão sendo se reconfigurando. O corpo mediado, transpassado por tecnologias não está (ainda) ritualizado, não é (ainda) folclore, mas inédito, ou, pelo menos, as cartas não estão marcadas. De certa forma, mediada por tecnologias, há expansão do teor inicialmente dado, por artistas que a praticaram, ao termo Performance Art, mas permanece, no âmago, da prática artística, o questionamento do conceito de arte, a negação do mercado, as diversas provocações junto aos espectadores. Comunicação, e não informação, e neste sentido, a Performance Art, tomando para si meios tecnológicos, questiona-os cor-rompendo (sic) a dilatada sociedade da informação, aí inserindo comunicação e Arte.







[i] Renato Cohen, Performance como Linguagem.  S.P.: Ed. Perspectiva, coleção. Debates, 177 p.
[ii] François Pluchart, L’art corporel. Paris: Images 2, col. Mise au point sur l’art actuel, 1983, p. 43. Todos os livros e artigos citados com seus títulos em francês foram traduzidos por nós-mesmos.
[iii] Arnaud Labelle-Rojoux, L’acte pour l’art. Paris: Les Éditeurs Evidant, 1988, p.320.
[iv] Lembremos que estamos falando de uma comunicação plena de aspecto, de inarticulado (Wittgenstein), de indizível (Barthes), e não da teoria alemã da pragmática comunicacional (o primeiro Habermas).
[v] No dicionário brasileiro "Novo dicionário Aurélio", encontramos como quinta definição de "linguagem" o que segue: "Tudo que serve para expressar idéias, sentimentos, modos de comportamento, etc. e que exclui o uso da linguagem."
[vi] Jean-François Lyotard, La condition Pos-moderne. Paris: Les éditions de Minuit, 1979.
[vii] DUCROT, O., TODOROV, T., Dictionnaire Encyclopédique des Sciences du Langage, Paris: ed. Seuil, 1972, p. 427,428. Lembremos, mais uma vez que ao tomarmos Austin não estamos nos aproximando da teoria de Habermas, e do conceito de speech act.
[viii] DELEUZE, G. e GUATTARI, F., Qu'est-ce que la philosophie? Paris: Les éditions de Minuit, 1991.
[ix] WILLIAMS, Raymond, Keywords: a Vocabulary of Culture and Society, New York, Oxford, 1976, p. 13, citado em Bert  States, “Performance as Metaphor”,publicado na revista Theatre Journal, março 1996, p. 1 a 26. p. 1.
[x] Bert States, op. cit., p. 2.
[xi] “O corpo está sempre em estado de espetáculo diante do outro ou mesmo diante si-mesmo”. Roland Barthes, artigo: “Encore le corps”, in revista Critique, tomo XXXVIII: Roland Barthes, no 423/424, ag./set. 1982, pp. 645 a 654, p. 653.
[xii] Bert States lembra nosso hábito de usar palavras, principalmente palavras-chave, como metáforas esquecendo-nos que são metáforas, e levando-as a uma gradativa perda de denominador comum, a uma “transitividade ilusória”. Estamos, também preocupados com palavras utilizadas como metáforas. Aquela que mais nos inquieta, realizando pesquisa em Arte e Tecnologia, em Performance e Novas Tecnologias, é o corpo estendido por tecnologias, as tecnologias como extensão do corpo, do espaço-tempo e até da consciência. De fato, o corpo permanece corpo e, ainda que as tecnologias permitam alcançar outros espaços e reduzir, de certa forma, o tempo, ele (corpo) não se estende. Talvez, ao contrário, o que haja seja uma contração, uma atrofia do corpo.
[xiii] Nossa principal referência foi o Departamento de Estudos da Performance da Tisch School of Arts, New York. Não foram aqui listadas todas as disciplinas; foram respeitados todos os títulos das disciplinas.
[xiv] O termo “etnocenologia” está, ainda, assim definido no Manifesto: “Este neologismo se inspira de um uso grego que sugere a dimensão orgânica da atividade simbólica. Na origem, skené significa uma construção provisória, uma tenda, uma choupana, uma barraca. Em seguida, a palavra ganhou, por vezes, o sentido de templo e da cena teatral. A skené era o local coberto, invisível aos olhos do espectador, onde os atores vestiam suas máscaras. Os sentidos derivados são numerosos. Partindo da idéia de abrigo protegido e de abrigo temporário, skené significou as refeições feitas sob a tenda, um banquete. A metáfora gerada pelo substantivo feminino resultou na palavra masculina skénos: o corpo humano, enquanto alma que aí habita temporariamente. De certa forma, o “tabernáculo da alma”, o invólucro da Psuchée (Psiqué). Neste sentido aparece junto aos pré-socráticos. Demócrito e Hipócrates a ele recorrem (Anatomia 1). A raiz gerou, igualmente, a palavra skénoma que significa, também, o corpo humano. Skénomata: mímicos, malabaristas e acrobatas, mulheres e homens, produziam-se em barracas de feiras no momento das festas (Xénophon, Hélleniques VII, 4, 32). Traduzido por nós-mesmos.
Em português, admitindo a existência da palavra performáticos poderíamos redefinir a Etnocenologia como Práticas e Comportamentos Humanos Performáticos Organizados. Ao que nos perguntaríamos que práticas e comportamentos animais são conscientemente organizados, ou ainda, que práticas e comportamentos humanos performáticos, logo artísticos, não são de alguma forma organizados. Conseqüentemente redefiniríamos a etnocenologia como Práticas e Comportamentos Performáticos, simplesmente, lembrando que, como veremos, diferentemente da Etnocenologia, não consideramos rituais místicos, encenações folclóricas como Performance artística.
[xv] PLUCHART, François, op. cit., ps. 38 e 39.
[xvi] FOUCAULT, Michel, A Ordem do discurso. Aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. São Paulo: ed. Loyola, 1996.
[xvii] PHELAN, Peggy, Unmarked: the Politics of Preformance, Londres-New York, Routledge, 1993, citado por Bert O. States, op. cit., p. 9.
[xviii] FORTUNA, Felipe, “Individualismo Sensacional”, in Folha de São Paulo, Caderno “Mais!”, 23 de novembro de 1997, p. 6.
[xix]  SANTOS, Laymert Garcia dos, “Sensação da contemplação”, in Folha de São Paulo, Caderno “Mais!”, 23 de novembro de 1997, p. 6.
[xx] Ibidem
[xxi] ECO, Umberto, L’oeuvre ouverte, trad.  C. Roux de Bézieux. Paris: Seuil, 1965.
[xxii] Um texto, uma pintura não seriam performance por não serem atuais, por não serem presença física do performer, afirma Bert O. States. Porém, complementa, “não são performances porque são construídos em meios não humanos” (Bert O. States, op. cit., p. 8). Usando a estratégia do próprio Bert O. States poderíamos afirmar que metaforicamente um texto, uma pintura, uma instalação poderiam ser projetos para performances, intelectuais ou até mesmo físicas, performances do leitor. Gostaríamos de perguntar, à Bert O. States, o que seriam meios humanos. Acreditamos que meio humano seria apenas o corpo nu. Se um texto, uma pintura, são meios não humanos, roupas, adereços, músicas, luzes, também poderiam ser assim considerados. Onde se estabeleceriam os limites dos meios humanos em um espetáculo de Laurie Anderson? E na mais simples performance onde o artista está nu com uma pintura corporal?
[xxiii] ROSELEE Goldberg, Performance Art. From Futurism to the present. Singapura: Thames and Hudson, 1995, p.96.
[xxiv] PLUCHART, François, op. cit., p. 46.
[xxv] PLUCHART, François, op. cit., p. 4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário